Você está visualizando atualmente TESES DE VIDA

TESES DE VIDA

O SUCESSO envolve um querer fundamental. Essa afirmação parece trivial, mas infelizmente, às vezes, o querer não encontra a iniciativa. A VIDA envolve querer, mas também risco, oportunidade, resiliência, aptidão, coragem, sorte e despertar, os quais independem da educação formal porque, conforme argumento, capacitação é elemento genuíno do crescimento e desenvolvimento humano; ou seja, do SER político e estratégico.

Apenas e mais além…

Porém, a prática, ou melhor, o exercício da prática nos conduz a algo melhor. Muitas vezes aprendemos por repetição, o que torna nossos sentidos elementos substanciais para nosso aprendizado. Mas como fazer quando nos falta alguns desses sentidos ou, simplesmente, nos falta a percepção dos sentidos, por exemplo: como ouvir e não escutar, falar e não comunicar, tocar e não sentir, provar e não compreender, expirar e inspirar, exaltar e não agradecer?

Às vezes, ainda, mesmo diante da oportunidade, nos falta astúcia e não respondemos de forma adequada aos estímulos que a melhor ambientação da realidade nos proporciona. Ser astuto não implicada necessariamente em transigir com a realidade, a verdade e a retidão legal e social. A astúcia é, antes de tudo, uma exaltação do comportamento estratégico e político do SER, como explico no capítulo sobre estratégia do meu livro derivado da minha tese a respeito da ATUAÇÃO MILITAR BRASILEIRA NA MINUSTAH: estratégias de enfrentamento das gangues no Haiti.

A astúcia é uma importante ferramenta para identificação e solução de problemas individuais e coletivos. Mas por que é importante pensarmos de forma plural e coletiva? Na realidade, há sérios problemas coletivos quanto ao excesso de respostas individuais e individualistas a questões transcendentais do desenvolvimento do SER político e estratégico. Dentre outros fatores, esse movimento decorre da manipulação dos saberes inerentes à vivência e à vivacidade humanas. Daí o problema da percepção, pois a coletividade está para os humanos como o AR está para a vida.

Ou seja, vida em desenvolvimento é AR em movimento, bem como ÁGUA em circulação, articulados com TERRENO, na acepção material, e TERRITÓRIO, na acepção política; todos vivenciados em ação a partir do FOGO, resultante do atrito: fauna, flora e detritos. Existimos de forma relacional, sendo o desenvolvimento um movimento retroalimentado da continuidade da vida e da existência.

Queime…

Assim, o FOGO alimenta e inspira a alma quando puro e cadenciado em beleza e retidão. Esse movimento acolhedor do FOGO reverbera o PROGRESSO. Em FLUXO DE FACILITAÇÃO, eu relembro que o desenvolvimento humano é natural e tão inevitável quanto os elementos da sua habitação: flora, fauna e território.  Nesse contexto, a marginalidade espacial, individual, legal e social não é uma escolha, mas uma imposição acultural, já que desnaturalizada do desenvolvimento político e estratégico do SER. Ou seja, há esforço “para humano” quanto à apartação entre humanidade e humanos.

Pretendo, a partir dessa breve introdução ao núcleo do desenvolvimento humano e universal que são as TESES DE VIDA, estimulá-los a contratar meus cursos digitais a serem oferecidos a partir da plataforma Hotmart. Lembro que os artigos anteriores e posteriores presentes no site também servem de fundamentação, ou melhor, material didático aos objetivos da Projete Seu Sucesso® e sua proposta de diálogo quanto ao desenvolvimento pessoal. Ressalto, todavia, que minha formação generalista me permite, também, elaborar e apresentar tópicos acerca da atualidade, tanto como forma de exemplificar, quanto maneira de ampliar a argumentação.

A busca…

Sejam bem-vindos!

Com carinho (^_~), Ju – 03.09.2024 às 00h07m

admin

Tenho por lema que o primeiro projeto de sucesso é sempre o mais difícil de todos, mas em sendo de sucesso, a verdadeira edificação de muitos alicerces.